Já fazia um tempão que eu estava me enrolando para escrever esse post, mas hoje ele finalmente entrou no ar. O tema é perfumes, um dos meus itens preferidos do universo da beauté! Aliás, que mulher não adora encontrar aquela fragrância que, além de a deixar mais cheirosa, ainda mostra um pouco da sua personalidade?

Pra começar, vou falar do básico. O perfume nada mais é que uma mistura de água, álcool e óleos essenciais aromáticos. Esses últimos são retirados de flores, plantas e ervas por meio de métodos variados, sendo o mais comum a destilação. Também são usados para a composição de aromas compostos sintéticos, ou seja, que não provêm da natureza.
O filme Perfume – História de um Assassino, baseado no livro de mesmo nome escrito pelo alemão Patrick Süskind, mostra bem as diferentes técnicas usadas na fabricação de fragrâncias no século XVIII. Pra quem se interessa pelo tema, vale a pena locar e assistir o longa, que tem um enredo incrível, aliás!
O que determina a intensidade de um aroma é o grau de diluição no solvente (como a água) dos óleos essenciais e compostos aromáticos presentes na fórmula. As classificações mais usadas são as seguintes:
- Parfum: é a versão mais concentrada, possuindo de 20% a 40% ( sendo 25% a média) de compostos aromáticos.
- Eau de parfum: encontrado mais facilmente em lojas que o citado acima, tem variação de 12% a 18% (sendo 15% a média) na quantidade de essência.
- Eau de toilette: forma mais branda que a mostrada anteriormente, também está bastante disponível no mercado e contém de 8% a 14% (sendo 10% a média) de compostos aromáticos.
- Eau de cologne: a famosa colônia possui de 3% a 7% (sendo 5% a média) de essência.
- Splashes: tem baixíssima concentração de compostos aromáticos, em média 1% apenas.
E o que isso tudo quer dizer? Oras, quanto mais essência tiver seu perfume, de menos você precisará para ficar cheirosa e por mais tempo o aroma permanecerá na sua pele – essas vantagens significam também que mais caro ele ficará.
Muitos dizem que, assim como na música, uma fragrância depende do bom arranjo de seus componentes. Nesse caso, a harmonia vem de três notas: de saída, de coração e de fundo. Olhem só a diferença:
- Notas de Saída (Cabeça): como o nome mesmo diz, são aquelas sentidas logo que o frasco é aberto. Trazem a primeira impressão sobre o perfume.
- Notas de Coração (Corpo): demonstram a personalidade da fragrância, seu tema principal. Por evaporarem mais devagar, podem ser sentidas logo depois de reconhecido o cheiro inicial.
- Notas de Fundo (Base): são o segredo da fixação de um perfume. É o aroma que fica na pele e às vezes pode durar dias fundido a ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário